Uma planta faz toda a diferença. Sua cor e textura, seus movimentos, o celebrar de seu florescer. O verde no interior dos lares brinda diversos benefícios. No entanto, além de saber quais espécies são mais fáceis de cultivar, buscar por formas mais eficazes para compor elas com o ambiente pode aprimorar a experiência espacial. Por isso, apontamos aqui algumas dicas na hora de colocar os vasos e jardineiras espalhados (ou não) pela casa.
Percorrer o olhar
Ninguém gosta um ambiente monótono. Uma forma de quebrar isso está em colocar um ritmo para o olhar percorrer o ambiente, que pode ser criado a partir de cores, texturas, mobiliário e, claro, as plantas. Ao adicioná-las num nível mais elevado, por exemplo, ao invés de manter nossa visão na altura do olho ou para baixo, onde normalmente está grande parte do mobiliário, ela ganha um atrativo para buscar por outros ângulos do espaço que passam a ser preenchidos pelo verde.
Criar um foco
Se a ideia está em criar um plano de fundo ou um ponto de destaque, concentrar a vegetação numa única parede ou canto do ambiente pode ser uma boa solução.
Compor com outros elementos
Os modos de compor a vegetação com o ambiente são infinitas. Além das mais diversas possibilidades de pensar diferentes alturas, formatos de folha e as cores das flores através das espécies botânicas, é possível brincar com a altura dos vasos - e os materiais que eles são feitos -, trazer diferentes focos de iluminação, adicionar texturas contrastantes como a de um tapete e ir até onde a imaginação levar.
Preencher as estantes
Nem todo mundo dispõe de uma vasta biblioteca para preencher as estantes. Uma boa ideia é ocupá-las com vasos de plantas. O jogo de diferentes níveis pode tornar o espaço mais lúdico e aprazível.
Transição entre exterior e interior
Para aqueles que buscam uma conexão com o contexto externo mais direta, plantar jardineiras no parapeito ou ocupar as varandas com plantas - nota-se que elas podem ser suspensas, sem tirar a área útil do piso - podem ser uma boa alternativa!
Jardim vertical
Mais do que criar apenas um foco, as paredes verdes são compostas por jardins verticais que ocupam toda a superfície. Seja para emoldurar uma vista ou trazer um plano de destaque no ambiente, elas podem ser realizadas com cabos de aço ou sistemas modulares que permitem o plantio e manutenção delas.